| 13/02/2007 18h06min
Apesar do veto sobre as partidas de futebol e eventos paralelos em locais públicos, decretado pelo secretário nacional de Segurança Pública Luiz Fernando Corrêa, o Rio de Janeiro pode acabar recebendo partidas do Campeonato Brasileiro durante os Jogos Pan-americanos, em julho.
Quem garante é o próprio Ministro do Esporte, Orlando Silva, que reconheceu nesta terça-feira que o futebol pode acontecer normalmente no estado.
– Podemos realizar o Pan sem prejuízo ao futebol – afirmou o ministro, apenas quatro dias depois do pronunciamento favorável ao veto, feito por Corrêa.
A secretaria nacional de Segurança Pública é responsável pela elaboração do plano de segurança do Pan. Contestada pelos clubes, que alegam prejuízo com o veto, a ação do responsável pelo órgão se baseia na possibilidade de prejudicar o evento pan-americano com ‘concorrência’ paralela.
– Não podemos criar uma guerra entre o futebol e o Pan – afirmou o ministro Orlando Silva, que garante que os organizadores deverão procurar alternativas para que o Rio possa situar jogos. Como exemplo, ele cita o Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, como uma possibilidade.
Entre a segunda e a terça-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-Rio) recebe a visita do Comitê Paraolímpico das Américas (APC) e do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC). Nesta quarta, os órgãos organizadores do evento se reúnem para a definição de quanto tempo o Maracanã será fechado antes da abertura das competições, no dia 13 de julho.
GAZETA PRESS