| 07/02/2007 09h00min
Primeira brasileira a se classificar para uma Olimpíada no ciclismo, Jaqueline Mourão terá uma maratona de competições internacionais em 2007, entre elas o Pan. A mineira, de 31 anos, competirá na modalidade mountain bike cross country no Rio de Janeiro. Para a atleta, o ciclismo tem crescido como um todo no Brasil:
– É um trabalho de longo prazo, estamos melhorando a cada ano. Em Atenas, em 2004, eu fui a primeira mulher a classificar para uma Olimpíada pelo mountain bike e no ano passado eu fui a primeira mulher a vencer uma copa do mundo de maratona no Canadá. Então, vamos conquistando resultados aos poucos, sempre aprendendo. Com o incentivo que temos, com a nossa estrutura, já estamos fazendo bastante – salientou Mourão, que se divide entre o Brasil e o Canadá.
Após o Pan-Americano, Jaqueline estará focada em Pequim/2008. Ao contrário do que ocorreu em Atenas/2004, quando a vaga no ciclismo era garantida pelo ranking individual, na China o critério será
pela colocação do país no
ranking mundial.
– Além do Pan de 2007, teremos a finalização da classificatória olímpica. Hoje, o Brasil está na 17ª colocação no ranking da UCI (União Internacional de Ciclismo) e os 18 melhores países vão para a Olimpíada. Então é um trabalho de estar competindo em todo circuito internacional e ainda competindo todo o circuito nacional.
O campeonato Pan-Americano de mountain bike será em março, na Argentina. Depois, já começa o circuito internacional com seis etapas da Copa do Mundo, Campeonato Mundial na Escócia, vai ser um ano bastante cheio – declarou.
No Rio de Janeiro, os países que chegarão com força na modalidade são Argentina, Estados Unidos, Cuba e Venezuela. Em Santo Domingo, 2003, Estados Unidos e Cuba ganharam três ouros, enquanto os argentinos conseguiram dois.