| 03/02/2007 14h46min
A Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, recebe a elite da vela nacional a partir deste domingo com a disputa da Semana Pré-Pan. O torneio definirá os velejadores que representarão o Brasil na competição nas categorias J-24, Lightning, Hobie Cat 16, Snipe, Sunfish, Laser, Laser Radial e Windsurf RS:X.
No mar, uma flotilha integrada por campeões de todos os tipos estarão se enfrentando. Entre os destaques estão o octacampeão mundial da Laser Robert Scheidt, bicampeão olímpico e dono de três títulos pan-americanos na classe. Depois de um ano dedicando-se quase exclusivamente à Star, com o proeiro Bruno Prada, Scheidt retornou à antiga classe para lutar pelo tetra.
Apesar do tradicional favoritismo, o velejador paulista terá concorrentes de respeito na competição. O principal deles é o gaúcho André Streppel, atual campeão brasileiro e que bateu Scheidt no Pré-Pan do ano passado.
Mas a lista de participantes de peso da Semana não pára aí. Na Snipe, os campeões brasileiros, sul-americanos e pan-americanos Bruno Bethlem e Dante Bianchi tentam mais uma classificação tirando proveito do fator casa. Eles, assim como Adriana Kostiw, da Laser Radial, e o campeão pan-americano Ricardo Winicki, da RS:X, treinam tradicionalmente no Iate Clube.
Depois do vice em Santo Domingo-2003, o timoneiro Maurício Santa Cruz garante que ele e os companheiros do Bruschetta vão para o tudo ou nada no J-24. A tripulação chega impondo respeito após a conquista do título mundial na classe.
Na briga pela vaga, eles enfrentam o Bravíssimo, timoneado por Daniel Glomb.
– Claro que o Bruschetta é o favorito pela experiência e títulos recentes, mas estamos muito empenhados em conseguir a vaga para o Pan – garantiu.
Outra briga que promete nas raias será na classe Lightning. De um lado estão os campeões pan-americanos Cláudio Biekarck e Mario Buckup do outro o vencedor do Pré-Pan da temporada passada George Rider.
Os velejadores disputarão 11 regatas até o próximo sábado, em três raias: uma na Escola Naval/Ponte Rio-Niterói, uma entre o Aterro do Flamengo e Botafogo e uma em frente ao Iate Clube, na Urca. Cada barco participante terá direito a dois descartes.
GAZETA PRESS