| 01/02/2007 20h49min
Com 261 votos, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) é o novo presidente da Câmara. Depois de ir para o segundo turno com o candidato a reeleição, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que obteve 243 votos, Chinaglia faz agora o seu discurso de vitória. O petista, que entrou na disputa depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestar apoio a Rebelo, foi acusado de rachar a base do governo.
Ele foi tido como o favorito na disputa e conquistou, inclusive, a adesão de inimigos políticos, como os tucanos. A entrada de Gustavo Fruet (PSDB-PR) no páreo há duas semanas da eleição, no entanto, bagunçou o cenário favorável ao petista e levou os tucanos a recuarem do apoio firmado anteriormente.
Nem mesmo o fato de o líder do governo ser apontado como protetor dos mensaleiros, foram suficientes para impedir que Chinaglia levasse a disputa. Num discurso voltado exclusivamente para os 513 deputados, o petista conseguiu convencer os colegas eleitores. Outro fator que, na última hora, favoreceu Chinaglia foi o posicionamento do PSDB, que liberou sua bancada no segundo turno.
AGÊNCIA O GLOBO