| 26/01/2007 17h28min
Israel recebeu com satisfação a aprovação pela Assembléia Geral da ONU da resolução condenando a negação do Holocausto. Funcionários do Ministério de Assuntos Exteriores israelense expressaram sua satisfação pela resolução, que foi aprovada por consenso e sem votação. No entanto, não se espera uma reação oficial do Governo israelense, pois a notícia foi divulgada quando já havia começado a festividade judaica do Sabbath, que se encerra no anoitecer de amanhã.
Nas últimas semanas, diplomatas israelenses e de outros países se associaram em uma campanha para que a ONU adotasse essa resolução, após a conferência realizada em dezembro no Irã, que contou com a participação de representantes de 30 países, seguidores da chamada corrente negacionista. Esta corrente nega que durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) tenha ocorrido o Holocausto, o genocídio de seis milhões de judeus pelos nazistas.
Uma fonte do Ministério israelense disse que a resolução é uma resposta contundente às manifestações do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que afirma que o Holocausto é um mito sionista para justificar a criação de Israel e prejudicar os palestinos. O presidente iraniano também declarou em diversas ocasiões que Israel deve desaparecer do mapa, objetivo que também é defendido pelo movimento islâmico Hamas (à frente do Governo palestino) e o movimento xiita Hisbolá, a principal força da oposição libanesa.
AGÊNCIA EFE