| 21/09/2002 16h15min
A dupla brasileira formada por Gustavo Kuerten e André Sá venceram os canadenses Daniel Nestor e Simon Larose por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 7/6 (7/5), 6/1, 4/6 e 6/2 neste sábado, 21 de setembro. Com o resultado, o Brasil venceu o confronto por 3 a 0 contra o Canadá e garantiu sua vaga no Grupo Mundial, ou de elite, da Copa Davis 2003.
O jogo de duplas começou difícil para o Brasil, com o Canadá impondo seu jogo e pressionado o serviço brasileiro. O primeiro set foi caracterizado por uma série de quebras de serviço.
A primeira delas ocorreu no saque brasileiro, no sexto game. No game seguinte, o Brasil devolveu a quebra, mas o Canadá não deixou por menos. No oitavo game, André Sá não conseguiu confirmar seu serviço. Entretanto, no nono game, Guga, com um lob (o mesmo que o chapéu no futebol), devolveu a segunda quebra. O Canadá venceu o set, com mais uma quebra, no 10º game, fechando em 6/4.
Já no segundo set as duas duplas confirmaram seus serviços, o que, inevitavelmente levou a decisão para o tie-break, vencido pelo Brasil por 7a 5.
No terceiro set, ocorre a virada brasileira. Guga ataca na rede e quebra o saque dos canandenses no segundo game. Logo em seguida a partida é paralisada por cerca de 40 minutos devido uma chuva que caiu no Rio de Janeiro. Assim que retornam à quadra, Guga e Sá não deixam os canadenses confirmarem no sexto game. Depois, bastou o Brasil sacar para fechar a série em 6/1.
No quarto set, o Brasil obtém uma quebra no terceiro game, que os canadenses devolvem no sexto game. No décimo game, André Sá tem seu saque quebrado e o Canadá fecha o set, levando a disputa para a quinta e decisiva série.
No quinto set, o Brasil quebrou o saque do Canadá no primeiro e no quinto games, restando somente a dupla Guga/André Sá sacar para fechar o set em 6/2 e garantir a vitória brasileira no confronto.
Para o domingo ainda estão programadas duas partidas de simples. Guga enfrentra Frank Dancevic, às 10 horas, e Fernando Meligeni pega Daniel Nestor, na partida seguinte.