| 20/09/2002 22h44min
O Avaí perdeu na noite desta sexta, 20 de setembro, para o Sport por 2 a 0, na Ilha do Retiro, em Recife. A partida, válida pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, quebrou uma série de cinco vitórias consecutivas do time da Capital. Apesar da derrota o Leão segue na liderança da competição com 27 pontos, enquanto os pernambucanos estão em quarto com 25 pontos.
O time do Sport agiu rápido. Logo no primeiro minuto da partida, Carlinhos recebeu um cruzamento de Fabrício, após cobrança de falta, e abriu o placar para o time pernambucano com um gol de cabeça.
O segundo também veio de bola parada. Um chute de Djalma, que desviou na zaga avaiana, enganou o goleiro Flávio e fechou o placar do jogo aos 13 minutos.
Mesmo com três volantes, o Avaí marcava mal e o Sport tinha espaço para jogar. Espaço que o time catarinense não encontrava na zaga rubro-negra. Sem Calmon como referência na área, os cruzamentos que Milton descolava pela direita não eram aproveitados. Resultado: nos primeiros 45 minutos, a equipe de Florianópolis não teve uma única chance de gol.
No segundo tempo, já com o artilheiro azurra em campo, o Leão adiantou a marcação, passou a ter mais posse de bola e pressionou o time da casa. O Sport respondia em contra-ataques perigosos. Aos poucos o jogo foi ganhando em emoção e nervosismo, com o desespero avaiano atrás do gol do empate e a catimba pernambucana.
No segundo tempo o Avaí passou a pressionar mais o Sport, porém chegou poucas vezes ao gol. Djalma voltou a ameaçar o gol de Flávio no início da etapa final com um chute que bateu na trave.
No meio do segundo tempo, Michel e Djalma se desentenderam e o árbitro Tadeu Bosco da Cruz expulsou ambos jogadores.
Pouco tempo depois, por volta dos 30 minutos, ocorreu uma confusão em campo. O árbitro deu amarelo para Fabrício do Avaí, porém o quatro árbitro – Paulo Itamar Pereira, de Pernambuco – disse que o jogador já teria recebido um amarelo, e que o atleta avaiano deveria ser expulso. Entretanto, o bandeira afirmou que o jogador ainda não tinha recebido o amarelo. Prevaleceu a opinião do quarto árbitro, e Fabrício recebeu o vermelho.
Segundo informações da CBN/Diário, Itamar Pereira teria creditado para o Fabrício um cartão amarelo que na realidade foi aplicado para Leandro, aos 10 minutos da segunda etapa, por toque de mão.
O próximo compromisso do Avaí será contra o América de Natal, na terça, dia 24, às 20h30min, no Rio Grande do Norte.