| 17/01/2007 08h45min
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, acredita poder contar com o apoio da maioria da bancada gaúcha na Casa. Conforme Chinaglia, dos 31 parlamentares do Rio Grande do Sul, ao menos 22 manifestaram apoio a sua candidatura.
Nesta terça, dia 16, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) foi lançado candidato à presidência da Câmara pela chamada terceira via, concorrendo contra Chinaglia e Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, o deputado petista afirmou que a candidatura de Fruet não muda sua confiança na vitória.
– Eu respeito toda e qualquer candidatura, mas é difícil prever neste momento o impacto que irá ter esta terceira candidatura. Não nos resta alternativas, em qualquer hipótese, a não ser trabalhar para ampliar apoio. Nesse momento não tenho como saber de fato o quanto aglutinaria essa nova candidatura.
Chinaglia não descartou a hipótese de que, com a participação de Fruet na eleição, haja segundo turno.
– Quando se lança um nome, e ao que parece vai ser o deputado Gustavo Fruet, que é um bom deputado, já há reação interna. Mas ainda é preciso esperar um pouco para ver a força dessa candidatura – reiterou.
O petista ainda aguarda a definição do PSDB, que pode vir a apoiar sua eleição, e do PP, que deve se manifestar ainda nesta quarta sobre as candidaturas à presidência da Câmara.