| 16/01/2007 14h21min
Irritado com o apoio de parte da oposição à candidatura do líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara, o líder da minoria José Carlos Aleluia (PFL-BA) afirma que a oposição foi cooptada pelo governo Lula. Sem citar o PSDB, cuja liderança declarou apoio a Chinaglia, Aleluia avalia que a aproximação com Lula é "um tapa no rosto" dos brasileiros que votaram contra o governo do PT. Segundo ele, a postura da oposição na disputa pela Câmara mostra que ela "é fraca, dispersa, desorganizada e mal resolvida".
– Pelo visto, setores da oposição fazem o jogo do Palácio do Planalto, aprofundando ainda mais o fosso existente entre as ruas e o Congresso Nacional. Como explicar que o governo Lula tenha se envolvido no maior mar de lama da História desse país e a oposição tome partido numa disputa onde estão em cena notórios mensaleiros e sanguessugas? – protesta Aleluia.
Segundo ele, a maioria da oposição é facilmente cooptada pelo Palácio do Planalto, como atesta o episódio da eleição para a Câmara. Ele lembra que tem uma boa relação com Chinaglia, mas considera inaceitável apoiá-lo, porque representaria a volta de um grupo afastado do poder.
– Tenho uma relação de confiança com o Chinaglia, mas a sua candidatura é o retorno ao poder de um grupo que o presidente Lula foi obrigado a expurgar do governo por pressão da sociedade, especialmente da mídia – afirma o líder.
AGÊNCIA O GLOBO