| 11/01/2007 15h03min
A bancada do PSDB na Câmara decidiu apoiar o petista Arlindo Chinaglia (SP) para a presidência da Casa. O apoio dos tucanos praticamente decide a eleição do líder do governo, que já conta com o apoio formal do PT e do PMDB, os dois maiores partidos na Casa. O PSDB terá a terceira maior bancada na Câmara a partir de fevereiro.
A consulta preliminar do PSDB à sua bancada acabou no início da tarde desta quinta-feira, com 90% dos 66 deputados se manifestando pelo respeito à proporcionalidade dos partidos na indicação do sucessor de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição.
O líder tucano, Jutahy Magalhães (BA), deverá se encontrar com Chinaglia para formalizar o apoio do PSDB à candidatura do petista.
– Ou o PSDB tomava agora essa decisão ou perdia força nessa disputa e se prejudicaria. Quem se precipitou foi o PMDB quando lançou sua posição. O PSDB teve que se precipitar também. A decisão pela proporcionalidade nos deixa a coerência – disse o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), um dos articuladores da consulta.
O grupo de Chinaglia avalia que a adesão dos tucanos consolida a candidatura do líder do governo.
AGÊNCIA O GLOBO