| 09/01/2007 10h42min
Os governadores dos quatro Estados da região Sudeste se reúnem nesta tarde, no Rio de Janeiro, para traçar estratégias de ação conjunta para combater a criminalidade. O encontro de Sérgio Cabral (RJ), José Serra (SP), Aécio Neves (MG) e Paulo Hartung (ES) dará início aos trabalhos do Gabinete Integrado de Segurança do Sudeste. A idéia é unificar as informações do setor para facilitar o combate ao crime na região mais populosa e rica do país.
A primeira medida será o reforço no patrulhamento nas divisas dos Estados. O objetivo é impedir a entrada de armas, drogas e a fuga de bandidos. Dezenove pontos começam a ser vigiados ainda este mês por homens da Força Nacional de Segurança. A Polícia Militar também reforçará o patrulhamento nas vias expressas. Na Linha Vermelha, no Rio, devem ser feitos dois corredores de policiamento especial.
No último dia 22 de dezembro, os quatro governadores se reuniram, no Rio, e anunciaram a criação do gabinete. A integração entre as forças policiais é prevista no Plano Nacional de Segurança Pública. O gabinete do Rio foi criado há quase dois anos, mas não estaria funcionando, segundo Sérgio Cabral.
No fim do ano passado, uma onda de ataques deixou 19 mortos e mais de 20 feridos no Rio. No Espírito Santo, seis ônibus foram queimados por criminosos na região metropolitana de Vitória, desde 29 de dezembro.
AGÊNCIA O GLOBO