| 05/01/2007 22h49min
A operação no Rio de Janeiro vai ser a maior já realizada pela Força Nacional de Segurança. Segundo reportagem exibida na edição desta sexta do Jornal Nacional, o contingente será de aproximadamente 600 homens e a primeira tarefa deles será patrulhamento das estradas de acesso à cidade. O Ministério da Justiça garante que os policiais estão prontos para entrar em ação a qualquer momento.
O objetivo é impedir a entrada de drogas e armas no estado. Depois, gradualmente, as tropas também vão policiar as ruas da capital. Boa parte desses policiais foi treinada pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio, o BOPE. Eles estão preparados para incursões em áreas de risco, como favelas controladas por traficantes e vão permanecer no Rio até o fim dos jogos Pan-Americanos, em agosto.
A Força Nacional de Segurança foi criada em 2004 e já entrou três vezes em ação, duas no Espírito Santo e uma no Mato Grosso do Sul, sempre atuando em conjunto com as polícias locais. Atualmente, tem 7,9 mil soldados, escolhidos entre os melhores das polícias militares e corpo de bombeiros dos estados, e é uma tropa de elite que recebe treinamento intensivo em patrulhamento, controle de distúrbios, gerência de crises, como seqüestros, e direitos humanos. Só pode ser convocada depois de um pedido formal do governador do estado ao Ministério da Justiça. Como fez o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho.