| 04/01/2007 13h41min
Depois de alcançar a liderança do ranking da WTA no final de 2006, Justine Henin-Hardenne deverá perder alguns pontos preciosos para defender a posição no começo de 2007. A organização do Aberto da Austrália, do qual Henin foi finalista no ano passado, anunciou nesta quinta que a belga não irá participar do torneio neste ano.
– Nós ainda desconhecemos suas razões, mas ela irá se pronunciar nesta sexta-feira – explicou um porta-voz do primeiro Grand Slam do ano. Na última participação no Aberto da Austrália, a belga de 24 anos acabou perdendo o título, abandonando a final contra a francesa Amélie Mauresmo.
A número 1 do mundo também não se justificou, mas não defenderá o título conquistado em 2006 no Torneio de Sydney. A tenista teria desistido por estar se divorciando de Pierre-Yves Hardenne, com quem era casada desde 16 de novembro de 2002.
– Disseram que ela desistiu por motivos pessoais – disse Craig Watson, diretor da competição.
– É claro que ficamos muito decepcionados. Justine é nossa atual campeã e número um do mundo.
Justine Henin repetiu o feito que havia conseguido em 2003 e terminou 2006 na liderança do ranking. A belga passou por uma temporada excelente, na qual alcançou as finais de todos os Grand Slams, conquistando o título em Roland Garros.
O Aberto da Austrália, que começa dia 15, ainda terá mais desfalques importantes. Na chave masculina, depois da ausência do local Mark Philippoussis, que rompeu o ligamento do joelho direito e será submetido a uma cirurgia, outro nome confirmou sua falta: o britânico Tim Henman.
Aos 32 anos, o 39º colocado do ranking da ATP também sofreu uma lesão no joelho direito e terá que ficar pelo menos dez dias em repouso.
– Apesar de minhas costas estarem muito bem, há outras partes do corpo que ficarão vulneráveis se eu não me comportar bem – alegou Henman, segundo o jornal The Times.
O ex-número 4 do mundo ainda brincou com sua colaboração no esvaziamento do torneio.
– Eu adoraria jogar na Austrália e pegar um pouco de sol nas minhas costas. Mas isso me dá mais algumas semanas para me preparar para o ano – disse o veterano tenista, que disse ter planos de voltar às quadras em fevereiro.
GAZETA PRESS