| 02/01/2007 19h34min
O grupo de profissionais do Grêmio voltou ao trabalho na tarde desta terça para dar início aos treinamentos visando a temporada de 2007. Vinte e dois jogadores estiveram no Olímpico. As novidades foram as presenças dos novos contratados Teco, Diego Souza, Edmílson e Douglas. O zagueiro Schiavi chega nesta quarta em Porto Alegre.
O técnico Mano Menezes ainda contou com quatro jovens vindos das categorias de base na reapresentação desta tarde: o goleiro Matheus, o zagueiro Thiego, o meia Carlos Eduardo e o atacante Everton. O comandante da equipe gremista admitiu estar preocupado com as dificuldades que a diretoria vem encontrando para acertar com novos jogadores.
– Sempre existe uma preocupação na medida em que o tempo vai passando e as soluções que nós pretendíamos encontrar não chegam. Mas é natural dentro da realidade do futebol brasileiro. As direções começam a trabalhar mais fortemente nos primeiros dias do ano. Os jogadores esperam um pouco mais para saberem onde podem trabalhar com uma estrutura mais favorável, os empresários demoram para escolher a melhor proposta e, quando as coisas começam a se acomodar, como agora, é que se concretizam os melhores negócios. Temos uma base para começar o Gauchão e se quisermos qualificar mais teremos que intensificar a partir de agora os trabalhos – disse Mano Menezes.
Além do zagueiro Schiavi, ainda faltam o volante Lucas e o goleiro Cássio, que servem à seleção sub-20, além do atacante Aloísio, que defende o clube na Taça São Paulo de Futebol Júnior. O primeiro jogo da temporada será no dia 20 de janeiro contra o São José de Porto Alegre, no Estádio Municipal de Cidreira.
Em 2006, Mano Menezes optou por utilizar um esquema com cinco meio-campistas e apenas um atacante. Na próxima temporada, o sistema de jogo dependerá dos reforços que virão.
– O sistema de jogo irá depender dos jogadores que teremos no grupo e daqueles que no primeiro momento conquistarem a titularidade. Muitas vezes se tem uma idéia e nós não conseguimos fazer com que ela seja utilizada até pelos jogadores que nós escolhemos. Mesmo que a idéia de sistema de jogo seja mantida, com outros jogadores esta estrutura se altera – revelou Mano.
A direção ainda busca, pelo menos, mais um atacante e dois laterais, um para cada lado.
RÁDIO GAÚCHA