| 02/01/2007 14h45min
O Barão, de Blumenau, recebe a Unisul nesta quinta, pela sétima rodada da Superliga Masculina de Vôlei. O jogo começa às 20h, no ginásio do Colégio Barão do Rio Branco. Durante todo período de festas, o time comandado por André Donega treinou em dois períodos.
Para superar a terceira colocada da competição, o técnico buscou fortalecer o sistema defensivo da equipe (saque, bloqueio e defesa) e dar padrão de jogo ao grupo.
– Os dois próximos jogos nos servirão como experiência para os confrontos em que temos reais condições de vencer – acrescenta o treinador, assinalando que as catarinenses Unisul e a Cimed (adversário do dia 6) são favoritas ao título.
Ao avaliar os primeiros jogos da equipe blumenauense, em seu retorno a competição, após quatro temporadas, Donega elogia a boa recepção e distribuição de bolas.
– É um grupo que não desiste, mesmo quando se depara com deficiências – comenta, acrescentando que os jogadores têm trabalhado para corrigir os problemas.
O cansaço das longas viagens nas primeiras quatro rodadas da competição foi determinante nas derrotas em casa. Mas o trabalho que vem sendo implantando já vem dando resultados positivos.
E trabalho é o que não falta. Os trabalhos ocorrem em dois períodos. Pela manhã, treinos físico e técnico. No período da noite, repetição dos trabalhos técnicos e inclusão de preparação tática. No desempenho individual dos jogadores, Donega afirma não haver surpresas, mas destaca que o coletivo é outro ponto forte do grupo.
Para enfrentar a Unisul, o treinador estuda mudanças no time base, podendo alterar a saída, o meio e o ponteiro. A participação da torcida será outro fator determinante para que o time se supere em quadra.
Donega conhece bem a Unisul, terceira colocada da Superliga, com 10 pontos ganhos. O Barão tem oito pontos e ocupa a 10ª posição na tabela. Para superá-los, o time de Blumenau terá que fazer um jogo perfeito, com 100% de aproveitamento.
O saque e o forte bloqueio são os pontos fortes de um time que está junto desde o final do ano passado. O blumenauense Tiago Sens (ponteiro), o meio André e o líbero Mário são os destaques individuais na avaliação de André Donega.