| 31/12/2006 15h52min
O senador Paulo Otávio (PFL-DF) apresentou, neste domingo, carta de renúncia ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Seu mandato iria até 2011. Amanhã, Paulo Otávio toma posse como vice-governador do Distrito Federal. Em seu lugar, no Senado, assume o empresário Adelmir Santana, também do PFL.
Caso não tivesse renunciado, Paulo Otávio automaticamente perderia o mandato ao tomar posse com o governador do DF, José Roberto Arruda (PFL). O senador também poderia optar pela permanência no Senado – neste caso, perderia o cargo no momento em que precisasse assumir interinamente o governo do DF. Em uma carta aos brasilienses, Paulo Otávio diz que abre mão de um projeto pessoal para administrar a capital do país. Além de vice-governador, ele será Secretário de Desenvolvimento e Turismo do DF.
Outros três suplentes assumem o Senado amanhã com a posse dos titulares nos cargos de governador e vice-governador. No lugar de Ana Júlia Carepa (PT-PA), eleita governadora, assume o ex-vereador José Nery Azevedo (PSOL-PA). João Tenório (PSDB-AL) ocupa a vaga de Teotônio Vilela Filho (PSDBAL), governador eleito de Alagoas. O ex-deputado Neuto de Couto (PMDB-SC) entra no lugar de Leonel Pavan (PSDB-SC), eleito vice-governador de Santa Catarina.
Regis Fichtner Velasco (PMDB), suplente do novo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assumiu como senador com a renúncia de Cabral, no dia 19 de dezembro.
AGÊNCIA BRASIL