| 17/12/2006 11h27min
A vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona, que deu ao Inter o título de melhor time do mundo de 2006, pegou boa parte da imprensa estrangeira de surpresa. Terminado o jogo em Yokohama, os principais jornais esportivos do mundo estamparam as manchetes em suas páginas oficiais na internet. E deram maior destaque à derrota do Barcelona do que à vitória brasileira.
O Marca.com, principal diário esportivo espanhol, criticou a apatia do time catalão. "Um Barcelona sem faísca caiu diante do Inter", manchetou, para citar em linhas menores o fato de Adriano ter deixado o banco de reservas para decidir a sorte da partida e o rumo da taça de campeão. No El País, “O Barça falha em seu encontro com a história”.
Da Catalunha veio a decepção de outro diário esportivo, o El Mundo Deportivo. A manchete principal na internet, a exemplo do Marca, deu maior destaque à derrota da equipe européia. "Não foi oi Barcelona que todos conhecem", simplificou o jornal, detalhando a partida na seqüência.
Na França, o principal veículo esportivo do país não somente ignorou a vitória do Inter como quase não deu destaque ao jogo que definiu o Mundial da Fifa. A última nota da página do L'Equipe diz que "uma grande desilusão em Yokohama aconteceu com a derrota do Barcelona para o Inter".
O único país a exaltar a conquista do Colorado gaúcho foi a Itália. A principal página da Gazzetta dello Sport foi simples e objetiva: "Inter, o mundo é seu", estampou.
Os hermanos da Argentina foram simples e diretos na manchete do Diário Olé. Normalmente irônicos para com as vitórias de equipes brasileiras, os vizinhos evitaram maiores piadinhas. "História pura", manchetaram, para, na seqüência, explicarem que o Inter bateu o Barcelona por 1 a 0 e levou o título do Mundial do Japão.
GAZETA PRESS