| 16/12/2006 07h10min
O ala-armador Kobe Bryant, ainda se recuperando de problemas nos joelhos, recuperou a condição de astro na rodada desta sexta-feira da NBA, marcando 53 pontos para o Los Angeles Lakers, enquanto Cleveland Cavaliers e Boston Celtics assumiam a ponta de suas divisões.
Bryant comandou o Lakers, que venceu por 112 a 101 o Houston Rockets na segunda prorrogação. O ala-armador atingiu sua marca mais alta nesta temporada. Foi o seu 13º jogo chegando à casa dos 50 pontos. Ele também pegou 10 rebotes.
Se a melhor atuação individual foi a de Bryant, no basquete de equipe o Phoenix Suns se destacou com a 13ª vitória seguida: 105 a 101 sobre o Golden State Warriors.
O pivô Boris Diaw registrou o quinto "triple-double" de sua carreira e o ala Amar Stoudemire liderou o ataque com 25 pontos para o Suns (16-6). O time está a uma vitória de igualar a melhor da série de vitórias da sua história. Além disso, é líder da Divisão Pacífico e tem a terceira melhor campanha da Conferência Oeste.
O Sacramento Kings surpreendeu o Jazz, que perdeu a liderança da Conferência e da liga, ao ser derrotado por 98 a 97. O reserva Shareef Abdur-Rahim anotou 21 pontos, inclusive uma cesta de três pontos no último minuto.
Enquanto na Conferência Oeste o Suns brilhava e o Jazz perdia o ritmo, na Leste o Cleveland Cavaliers e o Boston Celtics dominavam ao topo de suas divisões.
O ala-armador Larry Hughes anotou 25 pontos para o Cavaliers (14-8), que venceu por 106 a 84 o Seattle SuperSonics. O time se isolou no primeiro lugar da Divisão Central, passando o Detroit Pistons, que folgou.
Na Divisão Atlântico, o Celtics, que venceu por 119 a 114 o Denver Nuggets, chegou à liderança, empatado com os New Jersey Nets.
O ala Paul Pierce anotou 38 pontos na quarta vitória seguida do time.
O Nets perdeu por 90 a 78 para o Toronto Raptors, que foi liderado pelo armador T.J. Ford, com 17 pontos.
Já o Dallas Mavericks garantiu o segundo lugar da Divisão Sudoeste ao vencer por 93 a 79 o Philadelphia Sixers. O armador Jason Terry anotou 18 pontos e liderou o Mavericks. O Sixers sofreu a 10ª derrota seguida.
Vice-líder da Divisão Sudeste, o Washington Wizards venceu por 106 a 95 o campeão Miami Heat. O ala Caron Butler anotou 30 pontos, e ajudou o Wizards a derrotar o Heat pela primeira vez em três anos e meio.
Mantendo a boa fase, o Chicago Bulls, terceiro colocado na Divisão Central, foi comandado pelo pivô Ben Wallace. Ele pegou 27 rebotes, sua marca mais alta na temporada, e marcou 10 pontos na vitória por 117 a 111 sobre o Milwaukee Bucks .
O New York Knicks perdeu por 112 a 96 para o Indiana Pacers. O reserva Danny Granger anotou 25 pontos, melhor marca da sua carreira. O time de Nova York caiu para o quarto lugar da Divisão Atlântico.
O Memphis Grizzlies, lanterna da NBA, voltou a perder. O carrasco da vez foi o Atlanta Hawks: 97 a 88. O ala Zaza Pachulia anotou 22 pontos e liderou o ataque de Atlanta, que vinha de quatro derrotas seguidas.
O ala Zach Randolph, com 26 pontos e sete rebotes, liderou o Portland Trail Blazers na vitória por 109 a 99 sobre o Los Angeles Clippers.
AGÊNCIA EFE