| 13/12/2006 14h24min
O novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Rodrigues, disse nesta quarta-feira que as auditorias do tribunal sobre o controle de tráfego aéreo vão continuar e que as conclusões serão divulgadas com toda transparência.
– Essa questão continua objeto de estudo pelo tribunal. As auditorias não se encerraram, ou seja, essa questão vai ser aprofundada e as conclusões serão oportunamente divulgadas a toda a imprensa, com a máxima transparência possível – disse.
Walton Rodrigues deu a declaração ao ser informado que o vice-presidente José Alencar, que já foi ministro da Defesa, havia dito, momentos antes, que não faltam recursos para o controle de tráfego aéreo do país, ao contrário do que diz o relatório do TCU aprovado na terça-feria.
Alencar, defendeu nesta quarta-feira a permanência dos militares no comando do tráfego aéreo brasileiro. Segundo ele, é uma atividade que exige disciplina e hierarquia, característica do regime militar.
– Acredito na formação militar para determinadas atividades. É uma atividade que exige muita disciplina, muito princípio de hierarquia e muito bom treinamento – disse o vice-presidente após assistir à cerimônia de posse no TCU.
Segundo o vice-presidente, os problemas no controle de tráfego aéreo do país estão ligados a falhas de manutenção e falha humana.
– Essas coisas podem acontecer, infelizmente. Não deveriam acontecer.
O vice-presidente disse ainda que o momento é de "dar força" às autoridades responsáveis por resolver o problema.
– Então, acho que isso que está acontecendo deve também servir de lição para que nos aparelhemos melhor, não só do ponto de vista de recursos humanos como também de recursos técnicos.
AGÊNCIA O GLOBO