| 11/12/2006 10h13min
O América do México será o adversário do Barcelona nas semifinais do Mundial de Clubes, no Japão. O time representante da Concacaf derrotou o Jeonbuk Motors por 1 a 0 nesta segunda, no Estádio Nacional de Tóquio, e assegurou classificação para a etapa seguinte. Os mexicanos pegam os espanhóis na quinta, às 8h20 (horário de Brasília). Antes, na quarta, O Inter encara o Al Ahly, às 8h20 (horário de Brasília).
O América do México teve o domínio no primeiro tempo, mas não soube converter em gols a vantagem. Contando com a boa movimentação e arremates de fora da área do brasileiro Fabiano e Claudio López, o representante da Concacaf levou perigo, mas não mexeu no placar. Já o Jeonbuk tentou lances principalmente pelas laterais. A força pelas pontas se verificou pelo número de escanteios: quatro contra nenhum dos mexicanos.
A etapa inicial terminou em 0 a 0, mas com posse de bola de 60% do time comandado por Luis Fernando Tena. A equipe sul-coreana ainda abriu a caixa de ferramentas. Levou dois amarelos por faltas violentas de Jin Choi e You Lim.
No segundo tempo, o Jeonbuk voltou com mais força. Com boas jogadas do brasileiro Zé Carlo, o time sul-coreano levou mais perigo ao gol de Ochoa. Em uma das oportunidades, Zé Carlo chegou pela ponta esquerda e mandou o chute. O goleiro mexicano fez bela defesa, aos 24. Mas apesar do crescimento, o adversário acabou abrindo o marcador. Aos 33, Cabanas fez cruzamento da ponta direita. Ricardo Rojas se jogou de corpo inteiro na bola e, caído, mandou para as redes.
A partir da abertura do placar, o América acabou assumindo o controle da partida, mas não conseguiu ampliar o marcador. Destaque para o goleiro Ochoa, que garantiu um gol lacrado do time mexicano com defesas importantes.
CÍNTIA HOHMANN