| 08/12/2006 12h07min
A China lançou nesta sexta-feira o satélite meteorológico Fengyun-2D, que proporcionará informações para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O equipamento, que decolou de Xichang (província de Sichuan) a bordo de um foguete, terá entre suas tarefas recolher dados meteorológicos sobre a capital chinesa durante o evento esportivo, especialmente nas vésperas das cerimônias de abertura e encerramento.
As autoridades chinesas tentarão evitar por todas as maneiras que as condições climatológicas atrapalhem a festa olímpica, na qual esperam monopolizar a atenção de todos os países, e caso seja necessário, bombardearão as nuvens da capital para provocar a chuva antes que ela possa estragar os dois principais eventos. O satélite servirá de apoio ao Fengyun-2C, o primeiro do tipo lançado pela China e em órbita desde 1994.
O Fengyun-2D medirá com maior precisão que seu antecessor as variáveis climatológicas do oeste da China, onde se formam diversas frentes frias e tempestades de areia, que em algumas ocasiões chegam até Pequim.
No mês passado, o satélite chinês de telecomunicações SinoSat-2 sofreu um falha quando estava em órbita que o impediu de posicionar sua antena de comunicação e seus painéis para receber energia solar, o que o deixou inutilizado.
AGÊNCIA EFE