| 07/12/2006 09h53min
Na ata divulgada hoje sobre reunião de novembro do Comitê de Política Monetária (Copom), quando a Selic foi reduzida em 0,5 ponto percentual, situando-se em 13,25% ao ano, o BC reafirmou que a política monetária tem contribuído de maneira importante para a consolidação de um ambiente macroeconômico favorável em horizontes mais longos.
Segundo a ata, os dados referentes à atividade econômica sugerem uma baixa probabilidade de que existam pressões significativas sobre a inflação. Assim como na reunião de outubro, o Copom afirmou que o principal desafio da política monetária é garantir a consolidação dos "desenvolvimentos favoráveis que se antecipam para o futuro".
O BC reafirma que continuará conduzindo suas ações de forma a assegurar que os ganhos obtidos no combate à inflação nos últimos anos sejam permanentes. Para isso, ressaltou que acompanhará atentamente, nos próximos meses, a evolução da inflação e das diferentes medidas de seu núcleo, "discriminando entre reajustes pontuais e reajustes persistentes ou generalizados de preços e adequando prontamente a postura da política monetária às cirscuntâncias".
O Banco Central manteve as projeções de reajuste nos preços da gasolina em 0% neste ano, assim como as do gás de botijão em 0,1% e as da telefonia fixa em -0,8%. De acordo com a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada nos dias 28 e 29 de novembro, a projeção do preço de eletricidade foi alterada, passando de 2,5% para 0,3% no acumulado de 2006.
AGÊNCIA O GLOBO