| 07/12/2006 09h49min
O vôo 3100 da TAM, com saída prevista para as 7h desta quinta-feira no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, foi cancelado. Os passageiros tiveram de ser acomodados no vôo 1647 da GOL, que sairia às 8h30min, mas decolou com cerca de uma hora de atraso, por volta das 9h30min.
De acordo com informações da rádio CBN/Diário, apesar desse cancelamento e do atraso de uma hora no embarque da GOL, por volta das 9h, a situação parecia estar voltando à normalidade no Hercílio Luz, após os dois dias de caos vividos nos aeroportos do país.
Logo depois, entretanto, o painel com informações sobre vôos já apontava mais dois atrasos, um deles de quase duas horas. O vôo 3102 das 10h10min com destino a São Paulo estava previsto para decolar às 11h45min, e o vôo 1954 das 10h40min para Porto Alegre, previsto para partir às 11h50min.
O mais recente problema nos aeroportos começou na terça-feira, em função de uma pane no sistema de comunicação de rádio do Cindacta 1, o centro de controle aéreo de Brasília, que é responsável pela maior parte dos vôos do país. Ontem, a Aeronáutica começou a investigar as causas.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o centro tem seis anos de utilização e em nenhuma outra ocasião havia "apresentado indício" desse problema. A FAB informou que, de acordo com técnicos especialistas no equipamento, houve, na terça-feira, a perda de sincronismo do sistema, o que impossibilitou a distribuição do áudio.
É na central de áudio que é feita a distribuição de informações tanto de telefonia como das freqüências que são utilizadas para a comunicação dos aviões com o controle aéreo.