| 04/12/2006 18h17min
A Câmara dos Deputados vai sortear na próxima quinta-feira, a partir das 10h, os gabinetes que os deputados federais eleitos passarão a usar a partir de 1º de fevereiro, quando tomam posse. A princípio, serão sorteados 153 gabinetes. Os demais 360 ou já são ocupados por deputados reeleitos da atual legislatura (268) ou enquadram-se nos casos de dispensa de sorteio (93) definidos no Ato da Mesa 88/2006. Esses números podem mudar, já que os deputados têm até esta terça-feira para apresentar requerimentos com informações a respeito de eventuais necessidades especiais que lhes dê preferência de escolha.
O sorteio será feito no auditório Nereu Ramos, será transmitido ao vivo pela TV Câmara e poderá ser acompanhado também no portal da Casa. Na prática, serão dois sorteios, que serão realizados simultaneamente. No primeiro, é escolhido o nome do deputado - que estará inscrito em cédulas inseridas em um cubo transparente. Em seguida, é sorteado o gabinete desse mesmo deputado - cujo número estará escrito em esferas misturadas dentro de um globo. Todo o procedimento será fiscalizado por servidores da Câmara.
Os gabinete do Anexo IV têm 39 m² e são maiores que os do Anexo III, com 33,7m² e ainda por cima sem banheiro, em um prédio sem elevador. O deputado reeleito tem o direito de permanecer no gabinete que já ocupa - mesmo que esteja ocupado por suplentes.
AGÊNCIA O GLOBO