clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/12/2006 15h17min

Safin vence Acususo e dá título da Davis para a Rússia

Confronto contra Argentina terminou em 3 a 2 para os donos da casa

Desta vez, a Rússia não decepcionou sua torcida. Ao contrário de 1994 e 1995, quando enfrentou a Suécia e os Estados Unidos em casa e perdeu o título, neste ano a equipe brindou os moscovitas com a taça da Copa Davis 2006. A comemoração do título – feito alcançado também em 2002 na França – veio no quinto jogo, na vitória de Marat Safin sobre Jose Acasuso, que fechou o confronto contra os argentinos por 3 a 2.

Apenas 26º do ranking mundial, Safin viu seu companheiro de equipe e atual número três do mundo, Nikolay Davydenko, ser arrasado por David Nalbandian no primeiro confronto deste domingo e recebeu a responsabilidade de fechar a disputa em favor da Rússia.

Diante de um adversário que está em seu mesmo nível – Acasuso é 27º do mundo –, Safin soube aproveitar as quebras que teve para derrotar o argentino por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6, 6/3 e 7/6 (7/5). O russo converteu três das sete oportunidades de quebra que o rival lhe ofereceu. A primeira delas ocorreu ainda no primeiro set e foi confirmada, a partir daí ele apenas manteve seus serviços para fechar em 6/3.

Das quatro chances que teve de quebrar o adversário, Acasuso aproveitou duas e uma delas ocorreu justamente na segunda parcial, única em que conseguiu vencer Safin. No set seguinte, os dois viveram momentos instáveis e tiveram seus serviços quebrados. Entretanto, o russo levou a melhor novamente em 6/3. Bastante equilibrado, o quarto set se encerrou no tie-break com vitória de Safin, mais controlado em quadra.

Em busca de seu primeiro título mundial, a Argentina conviveu com problemas nos bastidores. Na quinta-feira, a imprensa noticiou uma desavença entre David Nalbandian e o capitão Alberto Mancini, tudo porque o tenista queria Agustin Calleri na partida de simples e o capitão optou por Juan Ignácio Chela.

No segundo confronto de simples, na sexta-feira, Chela se mostrou uma opção equivocada e não foi páreo para Davydenko. Com o confronto empatado neste domingo, Mancini o substituiu por Acasuso e mais uma vez não teve êxito.

GAZETA PRESS
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.