| 30/11/2006 18h04min
O jornalista italiano Luca Caioli apresentou hoje o livro "Ronaldinho Gaúcho: O Sorriso do Futebol", que conta a trajetória do jogador dentro e fora dos gramados e tenta explicar como o futebol mudou após seu surgimento. Na publicação, de uso autorizado pelo brasileiro, Caioli retrata a infância de Ronaldinho em Porto Alegre e, a partir daí, faz um ensaio em torno da figura do jogador e como sua presença transformou o esporte.
– Para resumi-lo em poucas palavras, acho que Ronaldinho devolveu a alegria ao futebol – explicou Caioli, correspondente do Corriere della Sera na Espanha. – Ele aparece como oposição à seriedade e às caras tristes de muitos jogadores que assumem o futebol como um trabalho pesado. Por isso, Ronaldinho supera todas as barreiras e é tão idolatrado pelas crianças – afirma.
A obra inclui ainda entrevistas com o técnico Luiz Felipe Scolari, que o comandou na conquista do pentacampeonato pela Seleção Brasileira no Mundial de 2002, o francês Luis Fernández, seu treinador no Paris Saint-Germain, e Frank Rijkaard, atual técnico do Barcelona.
Segundo o autor, a idéia do livro surgiu após a bela atuação do jogador na goleada de 3 a 0 do Barça sobre o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, no último Espanhol, com direito a dois gols e aplausos da torcida adversária. Será também comercializada uma edição especial, acompanhada de um DVD com as melhores jogadas do craque, uma entrevista com o próprio jogador e uma visita à sua casa em Barcelona. O livro já está à venda no Brasil, Itália, Japão e França.
AGÊNCIA EFE