| 29/11/2006 21h51min
O torcedor Samuel Branco já tinha planos para as manhãs dos dias 13 e 17 de dezembro. Com um grupo de amigos, iria alugar uma casa no bairro Ipanema, em Porto Alegre, para acompanhar os jogos do Inter no Mundial de Clubes com um churrasco. Mas houve uma pequena mudança nos planos.
Branco navegava pelo site hagah atrás de uma panquequeria famosa na cidade de São Leopoldo quando descobriu a promoção Rumo a Tóquio, que daria ao vencedor uma viagem ao Japão, com tudo pago, para acompanhar os jogos do torneio. O desafio era responder 235 perguntas sobre o Inter – destas, cinco acabaram anuladas (veja matéria relacionada abaixo).
Sócio colorado há pouco mais de um ano, Branco começou a pesquisar na hora. Buscou informações no site do clube, em livros e na internet antes de escolher uma entre as três opções de respostas que cada pergunta tinha. Até a namorada, gremista, ajudou. Foram 10 dias para finalizar o quiz. Então...
– Eu estava me arrumando pro trabalho quando me ligaram por volta de 18h45 do dia 23 perguntando se eu tinha passaporte. Demorou até eu entender. Gritei tanto que devo ter deixado o cara do outro lado surdo – brincou.
No outro lado da linha estava Daniel Kaestli, gerente de Mídia Móvel da RBS. Foi ele quem ligou para dar a boa notícia ao ganhador da promoção, que havia errado apenas uma das questões válidas.
– Ele ficou tão alucinado que nem ligou quando eu disse que a viagem não seria mais via África, mas sim por Paris – contou Kaestli.
Alucinado é pouco para descrever a felicidade que tomou conta de Branco. Segundo ele, a festa em casa foi tanta que o cão pitbull da família estranhou aqueles abraços e pulos frenéticos e chegou a morder de leve o sortudo vencedor da promoção. Nada de mais, garante.
Passaporte providenciado e já com a passagem na mão, Branco, que tem olhos um tanto puxados como os orientais, visitou as redações de clicRBS, Zero Hora, Diário Gaúcho e Rádio Gaúcha nesta terça. Invejado pelos colorados e desdenhado pelos gremistas, o professor de educação física de 27 anos, empregado de uma empresa de ônibus de Canoas, mostrou já estar no clima do Japão.
As únicas preocupações de Branco são com os amigos, que perderam um parceiro para dividir a conta do churrasco, e com a crise do sistema aéreo brasileiro. Mas a serenidade volta ao semblante quando o assunto passa a ser a força aérea colorada, comandada por Fernandão. Agora, é só aguardar o embarque no dia 10.
ANDRÉ ROCA