| 27/11/2006 13h18min
Foi confirmado nesta segunda a Bola de Ouro para o zagueiro italiano Fabio Cannavaro, prêmio concedido pela revista francesa France Football desde 1956 ao melhor jogador europeu da temporada. Foi apenas a confirmação, pois na semana passada havia vazado a informação de que o jogador do Real Madrid ganharia o prêmio.
O zagueiro, que trocou o rebaixada Juventus pela equipe espanhola no início desta temporada, teve atuação destacada neste ano principalmente pela conquista da Copa do Mundo pela seleção italiana, quando foi capitão do time. O goleiro italiano Gianluigi Buffon, da Juventus, ficou em segundo e o atacante francês Thierry Henry, do Arsenal, em terceiro.
Cannavaro é o quarto jogador italiano a receber a honraria. O meia Gianni Rivera, em 1969, o atacante Paolo Rossi, em 1982, e o meia-atacante Roberto Baggio, em 1993, foram seus antecessores. A Itália tinha sete candidatos ao título deste ano. Além do vencedor e de Buffon, Fabio Grosso, Luca Toni, Gennaro Gattuso, Andrea Pirlo e Gianluca Zambrotta também concorriam.
Dentre os brasileiros, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Juninho Pernambucano e Cris concorriam à Bola de Ouro de 2006.
GAZETA PRESS