| 25/11/2006 15h47min
O vice-presidente da República, José Alencar, afirmou que o Brasil está preparado para o crescimento. E apontou a queda da taxa de juros como fator importante para alcançar esse objetivo.
– É preciso que as taxas de juros caiam, por uma razão muito simples, enquanto as atividades produtivas, que são de risco, não puderem remunerar com a vantagem dos custos de capital, é óbvio que os investimentos ficarão muito aquém das potencialidades de crescimento da economia do país – observou.
Para o vice-presidente, a queda dos juros e outras ações como o enxugamento das despesas, vão dar condições para o controle do equilíbrio orçamentário. Segundo José Alencar, o governo está consciente e preparado para retomada do crescimento com melhor distribuição da renda e aplicação em educação de qualidade.
– O presidente Lula nunca falou outro discurso que não fosse o do desenvolvimento. Só que as coisas não acontecem como a gente gostaria que acontecesse. Hoje o Brasil está preparado como nunca esteve para uma retomada de crescimento sem risco de recrudescimento inflacionário. E mais, hoje o Brasil está consciente de que não só precisa como pode crescer – declarou.
O vice-presidente chegou esta manhã a Brasília, 11 dias depois de se submeter, nos Estados Unidos, a uma cirurgia para retirada de tumor na região abdominal.