| hmin
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), órgão responsável pela logística e administração de todo o processo eleitoral no Estado, está lutando contra o tempo para conseguir organizar as tarefas até o dia 6 de outubro. Há quatro semanas do pleito, a prioridade é o treinamento dos eleitores.
Os 412 técnicos de urnas que foram contratados pelo TRE já estão nas ruas para ensinar os cidadãos a votar. Estão aptos para dirimir quaisquer dúvidas dos eleitores e se concentram em locais públicos como supermercados, igrejas e escolas.
Do trabalho bem sucedido desses técnicos vai depender o sucesso da eleição, pois, em média, o eleitor vai demorar 1min20seg para efetuar seu voto. Se não tiver treinado ou não levar a “cola” com o nome dos candidatos, esse tempo pode se estender ainda mais e prejudicar o andamento do trabalho no dia da eleição.
O treinamento de 25 mil mesários começará na próxima semana. Ao todo são 75 mil mesários, mas apenas um terço deles (dois por seção) serão treinados.
O coordenador de eleições, Gonsalo Agostini Ribeiro, explica também que o TRE está concluindo a distribuição das 3,8 milhões de “colas”, material publicitário e justificativas eleitorais.
As informações são do Diário Catarinense.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002