| 17/11/2006 20h42min
No primeiro dia de disputas do remo nos Jogos Sul-americanos de Buenos Aires, o Brasil somou seis medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. As provas foram disputadas nesta sexta em Lagunas de los Padres, em Mar del Plata, e os remadores brasileiros conquistaram medalhas em todas as provas que disputaram.
O Brasil chegou ao lugar mais alto do pódio no dois sem peso leve, com Thiago Gomes e Jose Sobral Jr, e no duble peso leve, com os remadores Anderson Nocetti e Allan Bittencourt. Os remadores brasileiros utilizam os Jogos Sul-americanos como preparação para o Pan-americano do Rio de Janeiro, em 2007. Para eles, os resultados positivos ajudam a fortalecer o treinamento e a confiança das equipes.
A segunda colocação ficou para o Uruguai, com os remadores Jose Reboledo e Rodolfo Collazo. Já o bronze ficou com os argentinos Juan Abadie e Jose Czcy. A organização do evento não fornece os tempos dos segundos e terceiros colocados. Além disso, Anderson Nocetti e Allan Bittencourt terminaram a regata na categoria duble peso leve na frente de Cristian Yantani e Fernando Miralles, dupla do Chile, e de Nicholas e Nahuel Orellana, da Argentina, respectivamente segundo e terceiro colocados.
No dois sem feminino, Fabiana Beltrame e Kissya da Costa foram medalha de bronze, enquanto o ouro ficou com as chilenas Maria Jose Orellana e Soraya Jadue, com o tempo de 7m46s, e a prata com as argentinas Laura Abalos e Lucia Palermo. Já na prova de skiff masculino, Ronaldo da Gama foi prata, com 7m25s. Em primeiro ficou Victor Aspillada, do Peru, em 7m21s. O bronze foi para Daniel Atero do Chile, com o tempo de 7m31s.
Por fim, no duple skiff Pesado, Marcelus Silva e Jose Rodrigues ficaram com a medalha de prata, com o tempo de 6m38s. O ouro foi para os argentinos Santiago e Sebastián Fernández, com 6min37. Na prova do dois sem peso leve, Camila Carvalho terminou na terceira colocação com 8m23s. A medalha de ouro ficou com a venezuelana Ana Santoyo, com o tempo de 8m19s e a prata foi para a chilena Pamela Linco, com 8m19s.
GAZETA PRESS