| 11/11/2006 00h30min
Autoridades cubanas divulgaram nesta sexta-feira novas mensagens encorajadoras sobre a recuperação de Fidel Castro, a três semanas de uma homenagem ao líder por seus 80 anos, que tem provocado especulações sobre uma possível aparição pública. O presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento), Ricardo Alarcón, afirmou em Havana que Fidel Castro está bem, que continua se recuperando e "cumprindo disciplinadamente o seu programa de reabilitação".
Alarcón comentou a possível participação do presidente durante as homenagens organizadas pela fundação Guayasamín, marcadas para o período de 28 de novembro a 1º de dezembro. Ele também poderia aparecer no desfile militar de 2 de dezembro, para festejar seu aniversário, que foi em 13 de agosto, e comemorar os 50 anos das Forças Armadas. Segundo Alarcón, a presença de Fidel Castro "depende dele, e conforme o seu programa de reabilitação, talvez decida ir".
Horas antes, em Lisboa, o chefe de Relações Internacionais do Partido Comunista de Cuba, Fernando Remírez de Estenoz, afirmou que Fidel Castro "está melhorando e os boatos de que não vai comparecer às comemorações estão enganados".
Fidel Castro está em recuperação desde 31 de julho, quando anunciou ao povo cubano que delegava provisoriamente o poder ao seu irmão Raúl e seis homens de sua confiança. Ele se submeteu a uma cirurgia, por causa de uma doença mantida como segredo de Estado. Sua participação nos atos de dezembro é ainda uma incógnita. Os atos de homenagem estavam previstos para 13 de agosto, e foram adiados, a pedido do próprio presidente, para 2 de dezembro.
AGÊNCIA EFE