| 10/11/2006 22h58min
O Valencia apresentou nesta sexta um projeto para a construção de um estádio ultramoderno para a temporada 2009-2010, com a promessa de melhor do mundo. A maquete, que vinha sendo mantida em segredo, foi apresentada pelo presidente do clube, Juan Soler, e pelo arquiteto Mark Fenwick, da empresa Reid Fenwick Associados, de Madri e Londres.
Segundo Fenwick, o estádio será regulamentado aos padrões da Uefa, com 75.000 lugares cobertos e um campo de 68 x 105 metros que ainda pode ser adaptado para comportar uma pista de atletismo. A arena contará com um total de três anéis de arquibancadas – o mais baixo para 22.000 espectadores, o segundo para 18.000 e o do topo para 35.000.
Serão construídas mais de 3.000 vagas de estacionamento para os torcedores, que terão todo o conforto para circular pela área do estádio.
Os atletas ganharão vestiários principais de 450 metros quadrados, num total de 4.400 metros quadrados só para eles, incluindo outras partes. O local contará ainda com um sistema de acesso direto do estacionamento ao estádio, com capacidade para quatro ônibus. Além disso, está prevista a construção de uma sala de imprensa, áreas de entrevista coletiva, acesso direto aos profissionais na arquibancada, equipamento para fotografia, zona mista e cinco estúdios para entrevistas.
O estádio terá ainda dependências destinadas a escritórios do clube, um museu, sala de convenções, lojas e até dependências para as torcidas organizadas.
O projeto contempla a implantação de critérios ambientais e ecológicos, além de completa acessibilidade para deficientes físicos.
AGÊNCIA EFE