| 09/11/2006 11h54min
A França venceu o Japão por 3 a 2 nesta quinta e se tornou o primeiro semifinalista da segunda edição da Copa do Mundo de Futebol de Areia, disputada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os franceses, atuais campeões e que estão entre os favoritos ao título, pegam no sábado o vencedor do duelo sul-americano entre Argentina e Uruguai.
A equipe comandada pelo ex-jogador Eric Cantona chegou à quarta vitória consecutiva na competição. Após vencer com facilidade seus três primeiros compromissos e avançar às quartas com tranqüilidade, os franceses tiveram mais dificuldades hoje, graças à postura defensiva dos japoneses e do bom goleiro Terekina. Apesar da insistência dos europeus, o primeiro tempo terminou com um empate sem gols.
Na segunda etapa, no entanto, os japoneses aliviaram a marcação e permitiram que Saomun, de cabeça, abrisse o placar. Pouco depois, foi a vez de Basquase, artilheiro dos franceses e segundo na classificação da artilharia – com sete gols, contra oito do brasileiro Benjamín –, ampliou o marcador.
No terceiro tempo, Edouard anotou o terceiro dos franceses. No entanto, com o marcador em desvantagem, o Japão saiu definitivamente ao ataque e chegou a assustar os campeões mundiais.
Os japoneses descontaram com Toma e, poucos minutos antes do fim do jogo, reduziram mais ainda a vantagem adversária com um gol de pênalti marcado por Kuroki.
AGÊNCIA EFE