| 09/11/2006 11h54min
As redes de comunicação sem fio (Wlan) da operadora China Mobile, fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, apresentam grandes lacunas e defeitos tecnológicos que as tornam inseguras, informou nesta quinta a agência oficial Xinhua.
Pequim 2008 será a primeira Olimpíada da história a oferecerem tecnologia Wlan. Os jornalistas serão os que mais se beneficiarão dela, mas especialistas dizem que, como está agora, será fácil piratear fotos, vídeos ou crônicas enquanto são transmitidos.
A China Mobile, a maior operadora de telefonia do país, está fazendo vários testes nas diferentes redes locais para determinar qual é a mais segura, mas até agora os dados demonstram que a tecnologia Wlan, baseada na série 802.11i, é alvo fácil de ataques, segundo Ma Benteng, engenheiro da companhia.
Os especialistas indicam que há artigos disponíveis gratuitamente na internet sobre os defeitos tecnológicos da 802.11i, as ferramentas para explorá-los e métodos de decodificação.
Em um seminário realizado em 11 de setembro, os pesquisadores, usando as ferramentas disponíveis na internet, decodificaram as contra-senhas em cinco minutos.
Ma Banteng exigiu aos diferentes departamentos da companhia que fiquem atentos a tudo referente à segurança e a propostas de tecnologias mais seguras, já que a China Mobile terá que assumir a responsabilidade caso alguma coisa aconteça.
AGÊNCIA EFE