| 09/11/2006 11h24min
Dentre as oito classificadas para as quartas-de-final da 1ª Copa Feminina Instituto Tênis, que ocorre no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, apenas uma não é cabeça-de-chave. A argentina Guillermina Zukerman, que veio do qualifying, é a exceção. Na quarta, ela venceu a paulista Flávia Borges, destaque da primeira rodada da competição, por 3/6, 6/2 e 6/4.
Guillermina divide a chave de baixo com outras três tenistas do exterior. Ela disputa uma vaga na semifinal com a conterrânea Veronika Spiegel, enquanto Agustina Lepore e a belga Yanina Wickmayer brigam pela outra vaga.
Já a chave de cima é dominada pelas brasileiras. Teliana Pereira, cabeça-de-chave número 1, confirmou seu favoritismo e venceu com facilidade a chilena Paulina Jorquero, parciais 6/1 e 6/0. Teliana enfrenta nesta quinta, valendo uma vaga nas semifinais, a tenista Vivian Segnini, paulista de 17 anos que subiu para a 623ª posição do ranking mundial na última semana.
A outra vaga na semifinal será disputada pela paulista Nathália Rossi e a catarinense Fernanda Hermenegildo. Rossi venceu a chilena Melisa Miranda por 6/4, 4/6 e 6/1, enquanto Hermenegildo foi melhor que a paulista Ana Clara Duarte, vencendo por 6/4 e 6/2. Fernanda é natural de Florianópolis, tem 18 anos e desde os cinco anos joga tênis. O próximo torneio ela vai disputar em casa, no Lagoa Iate Clube, onde sempre treinou.
Nesta quinta ocorrem os jogos válidos pelas quartas-de-final de simples e semifinais de duplas da 1ª Copa Feminina Instituto Tênis. O torneio vai até o próximo dia 11, sábado, quando ocorrre a final de simples.
A quarta também foi dia de disputas das duas primeiras rodadas do pré-qualifying para a 2ª Copa Feminina Instituto Tênis. Três catarinenses estão classificadas para as semifinais, que ocorrem nesta quinta. Aline Berkenbrock, joinvilense de 17 anos, venceu a mineira Fernanda Ferreira, com parciais 6/1 e 6/0. Ela disputa uma vaga na final com Nicole Buitoni, que chegou à semifinal após a desistência de Gisele Miró por dores no ombro direito.
Outra catarinense, a florianopolitana Gabriela Vieira, também está na briga por uma vaga na final. Ela venceu a mineira Marina Ferreira por 6/2 e 6/4 e enfrenta a paulista Laís Ogata. A campeã do pré-quali ganha um convite para a chave principal da 2ª Copa Feminina Instituto Tênis, que ocorre entre 11 e 18 de novembro no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis.