| 08/11/2006 21h30min
A briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2007 se acirra ainda mais. Jogando no São Januário, o time derrotou o Paraná por 3 a 1 na noite desta quarta, dia 8. Com o resultado, as duas equipes estão empatadas com 53 pontos, com os paranistas levando vantagem no número de vitórias e ocupando a quinta colocação.
Fábio Braz, Andrade e Pierre (contra) marcaram os gols dos cariocas, enquanto Cristiano descontou para os paranaenses. No sábado, o Vasco joga novamente em casa, desta vez contra o Juventude. Já o Paraná vai a Vila Belmiro encarar o Santos.
O jogo começou nervoso, com as duas equipes se estudando muito e cometendo faltas desnecessárias. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 17 minutos, quando Andrade cobrou falta com violência e Flávio se esticou para espalmar para escanteio.
Com a equipe paranista fechada e apostando só nos contra-ataques, o Vasco começou a tomar conta da partida. Apoiado pela torcida que enchia São Januário, os cariocas atacavam quase sempre através de Jean e Morais. Aos 23 este último arriscou da entrada da área e a defesa adversária apareceu para cortar a bola que ia em direção ao gol.
A melhor oportunidade para o Vasco surgiu aos 27. Andrade cobrou falta e o goleiro Flávio rebateu nos pés de Ramon, que demorou a finalizar e permitiu que o zagueiro Edmílson chegasse para travar o chute.
O Paraná se segurava como podia. Aos 32, Ramon bateu falta e Flávio jogou para escanteio. Na cobrança, no minuto seguinte, o goleiro se confundiu com sua defesa e a bola sobrou para Fábio Braz colocar para as redes. Vasco 1 a 0.
O time paranaense quase empatou aos 35, quando Cássio se complicou para defender uma cobrança de falta de Edmílson. A resposta vascaína veio aos 41 com Morais, que se livrou da marcação e bateu rente à trave direita de Flávio. Melhor pontaria teve Andrade aos 45, acertando um belo chute de fora da área e ampliando o placar para o Vasco.
O Vasco voltou para o segundo tempo sonolento e levou um gol logo no primeiro minuto. Após bola cruzada para área, Leonardo ajeitou de cabeça para Cristiano que aproveitou o descuido da defesa adversária e descontou para o Paraná.
Após sofrer o gol, o Vasco teve duas chances seguidas com Jean dentro da área, mas em ambas o atacante demorou a concluir e desperdiçou a oportunidade de ampliar. Aos 15, no entanto, Ramon cobrou falta para a área e Pierre colocou a cabeça para marcar contra.
Em desvantagem, o Paraná se lançou todo à frente e deixou espaços para os contra-ataques do adversário. Em um deles, aos 23, Leandro Amaral recebeu bom passe de Jean, invadiu a área, mas chutou torto. Aos 32, o próprio Jean teve sua chance e bateu em cima de Flávio.
Mesmo não aproveitando as oportunidades e tendo Jorge Luiz expulso nos últimos minutos, o Vasco já tinha assegurado o seu principal objetivo na partida: a vitória que lhe coloca novamente na briga por uma vaga na Libertadores.
GAZETA PRESS