| 07/11/2006 17h18min
O vice-presidente do Brasil, José Alencar, deixará temporariamente o cargo por um mês a partir desta quarta-feira, quando viajará para Nova York, Estados Unidos, para se submeter a um tratamento médico. Alencar foi reeleito para o cargo como companheiro de chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ganhou as eleições realizadas em outubro.
Um breve comunicado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que Alencar informou ao órgão que se ausentará por 30 dias. Em julho, o vice-presidente, de 75 anos, retirou um tumor maligno de quatro centímetros do abdômen num hospital de São Paulo.
Em 1997, José de Alencar já tinha retirado dois tumores do corpo, um no rim direito e outro no estômago. No ano passado, foi submetido a uma angioplastia para regularizar o fluxo de sangue numa das artérias do coração.
Fontes oficiais disseram que, nos próximos dias, Lula enviará ao Congresso um pedido de autorização para que Alencar permaneça pelo menos um mês em Nova York. Segundo a Constituição brasileira, nem o chefe de Estado nem o vice-presidente podem permanecer afastados do cargo mais de 15 dias, a menos que tenham a autorização do Parlamento.
AGÊNCIA O GLOBO