| 06/11/2006 12h08min
As disputas da fase classificatóra para a 1ª Copa Feminina Instituto Tênis, que ocorre nas quadras do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, encerraram no domingo. Foram definidas as oito tenistas que participarão da chave principal, com domínio das argentinas, que conquistaram seis vagas, enquanto Nicole Buitoni e Rebeca Neves foram as únicas brasileiras a conquistarem a vaga.
Nicole Buitoni é paulista e tem 20 anos, dos quais 11 são dedicados ao tênis. Ela treina em Santa Catarina com o expoente do tênis na década de 90, Márcio Carlsson. Para chegar à chave principal, Nicole venceu a argentina Maria-Sol Rotondo, parciais 6/3 e 6/2. Agora a brasileira irá enfrentar Yanina Wickmayer, belga que é a cabeça-de-chave número 3 do torneio. Já Rebeca Neves, carioca de apenas 16 anos, venceu a conterrânea Isadora Busch por 6/3 e 6/2 para conseguir a classificação.
As seis tenistas argentinas classificadas são Lucia Jana-Lozano, Guadalupe Moreno, Emilia Yorio, Barbara Rush, Rocio Amadio e Guilhermina Zukerman. Os jogos da chave principal começam nesta segunda. O favoritismo do torneio está com a tenista brasileira Teliana Pereira, número 591 do mundo, que recentemente conquistou o título de outros dois torneios ITF Womens Circuit, US$10 mil, realizados na América do Sul. Teliana estréia na terça, em um duelo com a catarinense Gabriela Vieira.
A chave principal da 1ª Copa Feminina Instituto Tênis ocorre até sábado. Em seguida, o foco das atenções do tênis feminino volta-se à Florianópolis, onde ocorre a 2ª Copa Feminina Instituto Tênis, na semana que vem. Estes são os dois únicos torneios ITF Womens Circuit US$10mil que ocorrem no Brasil em 2006.