| 30/10/2006 12h34min
A BMW-Sauber confirmou nesta segunda-feira que o italiano Alessandro Zanardi irá mesmo pilotar um de seus carros no mês de novembro. O ex-piloto das equipes Lotus e Williams estará a bordo do modelo que disputou a temporada de 2006 e fará testes entre os dias 24 e 26 de novembro, no circuito de Valência, durante o encerramento da temporada da Fórmula-BMW.
O italiano, campeão da Fórmula-Indy em 1997 e 1998, será o primeiro piloto sem pernas da história a correr com um carro de Fórmula-1. Em 2001, após sua fraca tentativa de voltar à categoria máxima do automobilismo, ele perdeu os membros inferiores em um acidente na etapa de Lausitzring, na Alemanha, da categoria norte-americana.
– Antes de mais, gostaria de agradecer à BMW por esta oportunidade. É fantástico para mim. Claro que sei que não vou conseguir um contrato com uma equipe de Fórmula 1. No entanto, ter a oportunidade de voltar a pilotar um F-1 é incrível – comemorou o italiano.
O convite veio após Zanardi conquistar duas vitórias com a equipe BMW no WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Como reconhecimento, Zanardi terá a possibilidade de fazer um treino-exibição ao jovens competidores antes da corrida que decidirá a Fórmula BMW.
– A F-1 está integralmente ligada ao desenvolvimento da velocidade. Estou muito empolgado para ver o que mudou desde o meu último Grande Prêmio, em 1999 – disse.
Zanadi disputou três temporadas da Fórmula. Em 1993 e 1994, conseguiu somar um ponto com a Lotus. Na terceira, já com a Williams, deixou a temporada de maneira decepcionante, sem sequer pontuar.
GAZETA PRESS