| 29/10/2006 11h47min
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, declarou neste domingo, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o governo federal está preocupado com a situação financeira de alguns Estados. Se o presidente Lula for reeleito, Dilma destacou que haverá um trabalho forte para se recuperar as finanças públicas das unidades da federação:
– Nosso objetivo é recuperar as finanças públicas dos Estados. Para nós, isso é fundamental no segundo mandato, a robustez federativa. É importante que os estados não sejam sufocados no pagamento da dívida – esclareceu.
Sobre o caso específico do Rio Grande do Sul, a ministra salientou que a situação do estado é uma das mais graves. Segundo ela, um grupo de trabalho já foi constituído para estudar a crise gaúcha.
Questionada a respeito do novo ministério, Dilma disse que Germano Rigotto seria um candidato capacitado para assumir alguma pasta, porém, nenhum nome foi cogitado ainda:
– Sem dúvida, Germano Rigotto se credencia para ser ministro de qualquer governo. Como governador, ele conduziu os negócios do estado dentro da melhor maneira possível. O presidente Lula, na formação do ministério, buscará um entendimento entre as forças políticas, deverá haver um respaldo partidário. O PT precisa governar em uma coalizão. Nós não temos uma discussão sobre nomes, ninguém tem lugar garantido. Está em aberto a formação do governo – declarou.
Dilma Roussef também reiterou qual será a prioridade do próximo mandato: crescimento econômico. A petista salientou a necessidade do país crescer de 5 a 6% ao ano para chegar à condição de potência regional.
RÁDIO GAÚCHA