| 24/10/2006 13h17min
Os fãs de Fórmula-1 no Brasil podem não se acostumar de primeira, mas os pilotos devem receber com um sorriso no rosto as boas novas do ministro dos Esportes. De acordo com Orlando Silva Jr., existe a intenção de substituir o autódromo de Interlagos, casa atual do GP do Brasil, por um mais moderno, que seria construído em Guarulhos.
Na cerimônia em que o presidente Lula condecorou Felipe Massa pela vitória no GP do Brasil do último domingo, o ministro disse que há um grupo de estudos formado pela prefeitura de São Paulo, a Rede Globo, o Ministério dos Esportes e o grupo particular que organiza a corrida, comandado por Tamas Rohonyi.
Este grupo já estudaria a possibilidade de tirar a corrida de São Paulo, onde o asfalto é sempre criticado, e transferi-la para Guarulhos. Além da facilidade logística de rodovias e aeroportos na cidade, o espaço disponível na nova casa estaria ajudando a aumentar as expectativas.
– Nós temos áreas em Guarulhos que podem receber o autódromo – disse Orlando. – A médio prazo, nós pretendemos ter disponível uma estrutura de tal porte – completou ele. Segundo ele, a corrida – um dos maiores eventos esportivos do país – merece mais atenção e investimento.
Felipe Massa, o homenageado do dia, mostrou-se interessado em uma melhora do traçado paulistano e não se fez de rogado.
– Se for um projeto bem feito, com autódromo novo, projeto bem feito como é o de China e Bahrein, seria bem legal e bacana. Temos uma estrutura no país que dá para resolver. O circuito de Interlagos ficou pequeno em termos de infra-estrutura e o asfalto é lamentável. É o pior da Fórmula 1 sem dúvida”, disse Massa. Tanto China quanto Bahrein tiveram autódromos desenhados pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, que fez o mesmo na Malásia e na Turquia.
Tamas Rohonyi, por sua vez, descarta a possibilidade de o GP sair do estado de São Paulo, mantendo a possibilidade de Guarulhos receber a categoria. Rohonyi ressalta a presença dos paulistas em treinos livres e classificatórios, mas também destaca o custo elevado para reformar Interlagos.
– Para trocar o asfalto de Interlagos, sairia o mesmo preço de mandar o homem à Lua. Tem que cavar dois metros só de pedra. Em Guarulhos, já existe uma área perto do aeroporto, que está dentro da zona ambiental, justamente por conta do barulho dos aviões, e que pode receber (a pista) – diz o promotor.
GAZETA PRESS