| 18/10/2006 13h51min
Os juros médios cobrados de pessoas físicas subiram de 7,48% ao mês em agosto para 7,5% em setembro de acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A alta foi registrada em três das seis linhas de crédito pesquisadas, são elas: juros do comércio, cheque especial e empréstimo em financeiras. Já o cartão de crédito, financiamento a automóveis e empréstimo de bancos mantiveram estabilidade nos juros.
A pesquisa da Anefac mostrou ainda que, em setembro, a taxa de juros média geral para pessoa jurídica permaneceu estável em 4,28% ao mês. Para o diretor da Anefac, Endrel Frank Storfer, o fato de o Banco Central ter voltado a reduzir a taxa básica Selic em setembro em meio ponto percentual já seria um motivo evidente para a redução dos juros ao consumidor. Ele afirma que as instituições financeiras não repassam ao consumidor a redução da taxa básica de juros por motivos como o aumento da inadimplência e maior demanda por crédito.
Desde o início dos cortes sucessivos, no ano passado, a Selic caiu 5,5 pontos percentuais, para 14,25% ao ano. Já a taxa média de juros para pessoa física foi reduzida em menos de 3 pontos percentuais neste período.
RÁDIO GAÚCHA