| 17/10/2006 22h54min
O candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, ignorou na noite desta terça o resultado da pesquisa Datafolha cujo resultado mostra ampliação da margem de diferença entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT. Os números do Datafolha, divulgados pelo Jornal Nacional, mostram que Lula está 20 pontos percentuais à frente, segundo os votos válidos (60% a 40%), e 19 pontos incluindo os indecisos e os que votam nulo e em branco (57% a 38%).
Enquanto a pesquisa era divulgada, Alckmin, num evento com prefeitos de diversos partidos, em São Paulo, incluindo também o governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), ignorava solenemente o resultado.
– Quando sonhamos juntos é o início de uma nova realidade. Mas nós somos da chegada. Diziam que não chegaríamos nem ao segundo turno. Acontece que a boca do jacaré está fechando e a diferença está diminuindo – disse, provavelmente baseando seu discurso no resultado de sondagens feitas pelo próprio PSDB.
Minutos depois, enquanto deixava o local onde ocorreu o evento com os prefeitos que o apóiam, Alckmin minimizou o resultado do Datafolha.
– Pesquisa não se comenta, mas estamos trabalhando e lutando. Acho que as coisas estão caminhando bem. Há um entusiasmo ainda maior nas ruas e nós vamos chegar lá. Eu acho que tem pesquisas e pesquisas. Vamos aguardar um pouquinho – disse ele.
Antes, ainda no discurso para a militância, o tucano criticou o governo Lula ao falar da relação do presidente com os grandes empresários:
– O compromisso do Lula é com o capital, e não com o trabalho. É um governo para os banqueiros. Essa coisa de que é um candidato dos pobres é gogó, até porque sou mais pobre do que ele.
AGÊNCIA O GLOBO