| 18/10/2006 09h00min
Com oito títulos brasileiros em jogo, além de diversas outras conquistas, Vasco e Palmeiras são dois dos clubes mais vitoriosos do futebol nacional. Nesta quarta, às 22h, em São Januário, as duas equipes se enfrentam não atrás de nenhuma taça, mas de alcançar um objetivo. Os cruzmaltinos somam 44 pontos no Campeonato Brasileiro, estão na sexta colocação, e buscam uma vaga na Copa Libertadores de 2007. Já o Verdão, com 37 e em 10° quarto, luta para se afastar de vez da ameaça de rebaixamento.
A aposta do Vasco novamente está na dupla de ataque formada por Jean e Leandro Amaral. Os dois tiveram atuação destacada contra o Santa Cruz no final de semana e esperam conseguir repetir a dose nesta quarta.
O time carioca, no entanto, não se descuida de sua defesa. Os jogadores do setor sabem que precisarão ter atenção total, principalmente com Edmundo, que está perto de alcançar Zico como o terceiro maior artilheiro da história do Brasileiro.
Em campo,
o Vasco vai para o jogo sem dois
titulares já que o zagueiro Jorge Luiz e o volante Andrade receberam o terceiro amarelo e cumprirão suspensão automática. Com isso, o argentino Emiliano Dudar deve fazer sua estréia na defesa, enquanto Amaral ganha nova oportunidade no meio-campo cruzmaltino.
No lado do Palmeiras, o técnico Marcelo Vilar espera que o time repita o bom desempenho do segundo tempo do jogo contra o Atlético-PR para, em território inimigo, somar três pontos e adquirir a sonhada "gordura" que afastará o Verdão de uma vez por todas da zona de rebaixamento. De quebra, pretende entrar novamente no grupo que chegará à próxima edição da Copa Sul-americana. Mesmo satisfeito com a raça e a superação mostradas pelo Palmeiras no empate contra o Furacão, Vilar sabe que deixou para trás dois preciosos pontos e, por isso, exige a vitória.
Para buscar êxito em sua missão, o Verdão não contará com jogadores importantes como Enilton e Marcinho, que seguem sendo preparados para o clássico contra o
Corinthians. Michael, que
terminou o jogo contra o Atlético-PR reclamando de dores musculares, também está vetado e será substituído por Chiquinho. No meio, Wendel pode voltar na vaga de Marcelo Costa, enquanto Roger Silva e Neto Baiano brigam para ser o companheiro de Edmundo no ataque.
O ex-vascaíno, aliás, é, ao lado de Paulo Baier, a grande esperança palmeirense para a vitória. Melhor jogador da equipe no campeonato, Edmundo, nascido e criado em São Januário, tem experiência de sobra para ensinar os companheiros como suportar a pressão da torcida rival. Já Paulo Baier, que passou sem brilho pelo time de São Januário, é o artilheiro alviverde na competição (nove gols) vive seu melhor momento desde que trocou o Goiás pelo Parque Antártica.