| 26/08/2002 21h16min
O tenista Gustavo Kuerten faz nesta terça, 27 de agosto, sua primeira partida no Aberto dos Estados Unidos (disputado na quadra dura), em Nova York, o último torneio Grand Slam da temporada – os outros são o Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon. A partida de Guga será contra o francês Julien Boutter, no Louis Armstrong Stadium, por volta das 18h (Brasília). O Sportv, canal 39 da NET, está fazendo a transmissão do torneio.
Antes, ocorrem os jogos entre o australiano Mark Philippoussis e o holandês Sjeng Schalken; Marissa Irvin, dos Estados Unidos, enfrenta a suíça Martina Hingis; e Monica Seles, também dos Estados Unidos, joga contra a húngara Zsofia Gubacci.
Nesta terça também entra em quadra o brasileiro Fernando Meligeni. Fininho enfrenta o argentino Augustin Calleri, por volta das 14h20min, na quadra 10. Ambos tenistas já se encontram duas vezes em partidas do circuito mundial, com duas vitórias de Calleri. Flávio Saretta deve jogar somente na quarta, contra o dinamarquês Kenneth Carlsen.
Guga – que nesta semana ocupa a 46ª colocação no ranking mundial (listagem que leva em consideração os melhores resultados das últimas 52 semanas) e 65º lugar na Corrida dos Campeões 2002 (que tem por base os melhores resultados desta temporada) – já enfrentou Boutter duas vezes. O francês, que, respectivamente, está em 54º e 60º nestes rankings, sempre levou a melhor sobre o brasileiro.
O último jogo entre os dois foi na estréia no Aberto da Austrália (disputado em quadra dura) em janeiro de 2002, com o placar de 3/6 4/6 7/5 6/3 e 6/3. O primeiro jogo, também na primeira rodada, ocorreu no Torneio de Basel (sobre o carpete), na Suíça, em 2001, com parciais de 7/6 e 6/2
Para quebrar o retrospecto negativo diante do francês, o técnico Larri Passos aposta na variação das jogadas:
– O Guga vai ter que variar bastante, quando der, subir à rede. Se ele (Guga) sair
na frente, o cara, de repente, pode sentir um
pouco. Mas, o principal mesmo para mim é a mente e o coração, ou seja, a forma como o Guga vai entrar em quadra. Tem que jogar com o coração.