| 14/10/2006 15h08min
Inspirado na Nascar norte-americana, uma das principais categorias de turismo do mundo, o sistema de play-offs adotado pela Stock Car e que começa a ser disputado neste domingo no circuito gaúcho de Tarumã ainda causa muita polêmica na categoria.
De acordo com o regulamento desta temporada, após oito etapas, os 10 melhores pilotos da classificação começariam a disputar uma espécie de campeonato paralelo, onde a decisão será realizada em quatro corridas. Os outros atletas continuam na pista, mas não podem ficar com o título do campeonato, independente de seus resultados.
Com isso, a disputa pelo título deste ano esta restrita a Cacá Bueno, Hoover Orsi, Thiago Camilo, Rodrigo Sperafico, Giuliano Losacco, Felipe Maluhy, Alceu Feldmann, Antonio Jorge Neto, Ricardo Maurício e Guto Negrão.
Vice-campeão nos últimos três anos e atual líder da disputa, Cacá Bueno alega que o sistema pode não ser justo.
– Pode até ser melhor para o espetáculo, mas traz enorme prejuízo para quem construiu uma grande vantagem ao longo do ano – argumenta o piloto, que inicia as superfinais com 225 pontos, contra 220 do segundo colocado Hoover Orsi. No encerramento da primeira fase a distância entre eles era de 15 pontos, mas a diferença caiu devido às regras para a conversão de pontos. Bueno, porém, prefere não criar polêmica:
– Se for bom para a Stock Car, também o será para mim como piloto.
Com a autoridade de quem levantou 12 títulos e disputou todos os campeonatos, Ingo Hoffmann, por sua vez, está inconformado. O “dinossauro” acredita que o público não foi devidamente informado sobre o mecanismo de disputa daqui para frente e acha que as etapas finais contarão com a presença apenas de 10 pilotos.
O sistema de pontuação nos play-offs será exatamente o mesmo que vigorou até agora. Depois de uma série de especulações, os organizadores desistiram da idéia de criar uma pontuação paralela. Ou seja: os pilotos somarão os pontos que obtiverem de acordo com a ordem de chegada. Para evitar o risco de que alguém de fora venha a marcar mais pontos que os Top 10, os classificados apenas iniciarão a briga pelo título com pontuação diferenciada e bem mais elevada.
GAZETA PRESS