| 12/10/2006 11h43min
A Fifa divulgou nesta quinta a lista dos 30 concorrentes ao prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2006. Apenas três brasileiros concorrem ao troféu: Adriano (Inter de Milão), Kaká (Milan) e Ronaldinho (Barcelona).
Eleito o melhor jogador do mundo nos últimos dois anos, Ronaldinho pode chegar ao terceiro prêmio e igualar o número de troféus de seu compatriota Ronaldo e do francês Zinedine Zidane, os dois maiores vencedores do prêmio.
Ronaldo, aliás, ficou de fora da disputa deste ano. O maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols, vem de uma temporada ruim em seu clube, o Real Madrid. Com isso, corre o risco de ser ultrapassado por Zidane, já aposentado mas um dos favoritos ao título por sua atuação no Mundial da Alemanha.
Em 2005, o Brasil teve sete indicados. Agora, os países com o maior número são a atual campeã mundial Itália e a vice França, ambas com cinco. Os italianos indicados foram Cannavaro, Buffon, Gattuso, Nesta e Pirlo. Além de Zidane, Vieira, Henry, Ribery e Thuram representam os franceses.
No feminino, a brasileira Marta disputa mais uma vez o prêmio. Segunda colocada no ano passado, ele vê suas chances aumentarem com a ausência na lista da alemã Prings, atual campeã. A premiação será entregue em 18 de dezembro na tradicional festa anual promovida pela Fifa em Zurique, na Suíça.