| 10/10/2006 20h34min
Tenista número um do Brasil, o paulista Thiago Alves tem uma meta clara – e ousada – para o final desta temporada: marcar ao menos 100 pontos no ranking mundial para encerrar 2006 perto do grupo dos 80 primeiros. Para isso, terá a chance em cinco etapas da Copa Petrobras, série de challengers na América do Sul disputados no saibro.
Alves faz as contas levando em consideração a próxima semana, em que perderá 50 pontos na lista da ATP por não defender o título do Challenger de Quito do ano passado. Sem eles, deixa o top 100. No entanto, se conseguir a meta estabelecida volta a beirar os 500 pontos no ranking e se aproxima dos 80 melhores.
– Sei que tenho que jogar bem. Mas estou confiante de que posso cumprir este objetivo. Neste sábado, viajo para Bogotá e espero começar bem logo na primeira etapa – disse o tenista, que deve ser confirmado como um dos principais cabeças-de-chave no torneio colombiano.
A confiança é grande tendo em consideração a oportunidade que a Copa Petrobras oferece: 70 pontos para o campeão, em torneios com premiação de US$ 75 mil. E mesmo sendo disputada no saibro, piso em que o tenista não costuma se dar tão bem quanto nas quadras rápidas, garante estar pronto.
Nas últimas duas semanas, Alves fez trabalho de recuperação física em Florianópolis após disputar torneios em quase três meses seguidos. Ele esteve ao lado do técnico Edvaldo Oliveira e do preparador físico Mark Caldeira.
– Estou tranqüilo e animado com o trabalho que estamos fazendo aqui em Florianópolis. Demos muita ênfase ao trabalho físico, mas já começamos a treinar mais em quadra também – disse o jogador, que recentemente conseguiu dois títulos de challengers, em Belo Horizonte e Manta (Equador), um vice em Gramado e uma semifinal em Belém. Garantiu também suas primeiras vitórias em Torneios ATP e esteve em Belo Horizonte na disputa da Copa Davis.
GAZETA PRESS