| 07/10/2006 08h20min
Atual campeã do mundo, a Itália enfrenta a Ucrânia neste sábado no estádio Olímpico de Roma com a obrigação de conquistar sua primeira vitória sob o comando do técnico Roberto Donadoni se não quiser começar a dizer adeus às chances de classificação para a Eurocopa 2008. O empate em 1 a 1 em casa com a Lituânia e a derrota fora para a França por 3 a 1 deram o alerta na Azzurra. Os campeões mundiais estão em penúltimo lugar no Grupo B, com apenas um ponto, a cinco das duas vagas na Eurocopa.
Diante desse quadro, a recuperação passa obrigatoriamente por uma vitória sobre a Ucrânia, equipe que entrará em campo querendo revanche, pois foi derrotada pela Itália por 3 a 0 nas quartas-de-final da Copa. Após fracassar em seus testes, Donadoni recorre a quase todos os jogadores que ganharam o Mundial sob o comando do técnico Marcello Lippi. Ficarão de fora Francesco Totti, que se excluiu do time, e os contundidos Fabio Grosso e Simone Perrotta - sendo que este último ainda está suspenso.
Na defesa, Marco Materazzi volta à equipe após cumprir suspensão pelos insultos proferidos na final da Copa que lhe valeram a cabeçada do francês Zinedine Zidane. Donadoni contará também com Alessandro del Piero (Juventus), Luca Toni (Fiorentina), Vincenzo Iaquinta (Udinese), Fabio Cannavaro (Real Madrid) e Gianluca Zambrotta (Barcelona), entre outros.
Quem ficou de fora foi Antonio Cassano, do Real Madrid. O técnico afirmou que o jogador está se recuperando de um problema físico, apesar de ele ter sido relacionado para as últimas partidas da equipe espanhola.
AGÊNCIA EFE